• nutrianapaulamarti

A importância do ciclo circadiano na vida da mulher

Atualizado: 20 de abr.

Quando olhamos pro universo podemos observar que vários processos funcionam em ciclos, por exemplo, as estações do ano, ciclo das mares, ciclo menstrual...Quando observamos a palavra CIRCADIANO, já entendemos que esta relacionado a CIRCA: cerca de + DIANO = 1 dia. Então o ciclo circadiano é um ciclo de processos bioquímicos e fisiológicos que ocorrem em nosso corpo durante um dia inteiro que propiciam que nosso organismo funcione adequadamente. Os ritmos circadianos são processos que acontecem durante as 24h que permitem o nosso organismo coordenar respostas fisiológicas apropriadas as mudanças ambientais claro/escuro associados a rotação da terra, para isso temos alguns aliados como os genes: Bmal1 e Clock.

A luz é o sinal mais importante enviado para nosso sistema nervoso central. Dessa forma, alinhamos todos os processos que controlam o nosso DIA E NOITE. A luz através da sensibilização da retina atinge nosso hipotálamo, fazendo transcrição de genes que regulam a atividade de hormônios, atividades do sistema simpático e parassimpático, temperatura corporal e comportamento alimentar através da atividade de relógios periféricos. Ou seja existe um grande relógio mestre (gene principal - Clock) que deve estar alinhando com todos os outros relógios periféricos para que nosso corpo funcione adequadamente.



Porém, não é apenas a luz que tem influência nessa sincronia circadiana, temos outros fatores que interferem positivamente ou negativamente nessa sincronia, quando há um desalinhamento nesse ciclo desenvolvemos doenças, tais como: diabetes, obesidade, depressão, distúrbios do sono, compulsão..

Ciclo Circadiano e Resistência à insulina O nosso relógio central regula nosso gasto energético, nossa ingestão alimentar e sensibilidade à insulina e essas ações serão transmitidas para relógios periféricos presente em nossos órgãos. Ou seja, um ciclo circadiano desequilibrado vai impactar diretamente, por exemplo na atuação deste relógio central no metabolismo da glicose que enviará um comando errado para os relógios periféricos presentes em órgãos como intestino, músculo e tecido gorduroso que terão um impacto direto dessa glicose.



Ciclo Circadiano e saúde reprodutiva Uma outra função do ciclo circadiano é o controle do nosso eixo hipotalamo-hipófise-gônoda, por este motivo vemos em trabalhos que é mais comum mulheres que tem ruptura nesse ciclo dia e noite terem mais alterações nos ciclos menstruais, devido alterações na pulsatividade e amplitude do LH, levando a inibição da ovulação. Mulheres que trabalham por turnos ou períodos noturnos tem mais chances de endometriose, ciclos menstruais desregulados, dores associadas a menstruação, risco de aborto espontâneo, subfertilidade, alteração na ovulação e complicação na gravidez.



Ciclo e circadiano e Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) Mulheres com SOP tem 30x mais chances de desordens com sono, a principal desordem é a apneia obstrutiva do sono, em especial se forem obesas, agravando ainda mais resistência insulina e e redução da tolerância à glicose já presente nessas mulheres, podendo ser um fator de infertilidade.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo