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A Importância do Ferro n o exercício

A principal tarefa do ferro é combinar-se, com uma proteína para formar a hemoglobina, uma proteína especial que dá a cor vermelha as hemácias. A hemoglobina transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos pelo sangue. O ferro também é imprescindível para a formação da mioglobina, presente apenas no tecido muscular. A mioglobina transporta oxigênio para as células musculares, onde participa da reação química que faz os músculos se contraírem.

Um praticante de treinamento de força ou um fisiculturista está constantemente lacerando e refazendo tecido muscular. Este processo pode requerer suprimento extra de ferro, mineral essencial para a saúde humana. E mais, a perda de ferro parece ser maior com exercícios aeróbicos ou esportes em que há alto impacto dos pés no chão, como no jogging, dança aeróbica e step aeróbico.

Mulheres que praticam exercício mais de 3 h/semana também estão mais expostas à deficiência de ferro, assim como mulheres que estiveram grávidas nos 2 últimos anos, ou as que consomem menos de 2.200 cal/dia. A carência de ferro pode prejudicar o desempenho muscular; uma carência extrema pode provocar anemia por deficiência de ferro, caracterizada por uma concentração de hemoglobina abaixo do normal.

O treinamento atlético tende a desfalcar as reservas do mineral por muitas razões, como estresse físico e lesão muscular. Outra causa de baixa concentração de ferro e anemia por deficiência é a ingestão inadequada.

Estudos sobre a alimentação de atletas mulheres, que provavelmente precisam de ainda mais ferro do que a dose diária ( 18 mg) para compensar as perdas ocasionadas pelo exercício, indicam doses diárias de cerca de 12 mg. Outras possíveis razões para a falta do umeral são perdas que ocorrem no trato gastrointestinal, com o suor e pela menstruação.

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