Buscar

Androgênios e Estrogênios e suas ações no ovário

Atualizado: Abr 28

Andrógeno (ou androgênio) é um hormônio que dá origem ao desenvolvimento de características próprias do sexo masculino, sendo o mais conhecido a testosterona.

Os androgênios são capazes de fazer recrutamento dos folículos e reduzir a atresia (morte celular programada dos folículos), diminuindo assim o envelhecimento ovariano ou falência ovariana.

Na falência ovariana também temos hipoestrogenismo, ou seja, menor produção de estrogênio, gerando mais estresse oxidativa, maturando menos folículo, portanto é necessário melhorar as taxas de estrogênio. Que deve ser avaliada no 3 dia do ciclo, tendo que estar acima de 35.

Portanto, mulheres que pretendem engravidar precisam consumir nutrientes que estimulem o aumento de androgênios (testosterona) e estrogênios.

Segue abaixo a listagem desses nutrientes.

[arm_restrict_content plan=”2,” type=”hide”]

[arm_setup id=”1″ hide_title=”true” popup=”true” link_type=”button” link_title=”Conteúdo Restrito – Faça Sua Assinatura Para Liberar” overlay=”0.6″ modal_bgcolor=”#f20b07″ popup_height=”auto” popup_width=”800″ link_css=”” link_hover_css=””]

[armelse] [/arm_restrict_content]

[arm_restrict_content plan=”2,” type=”show”]

Boro: Esta relacionado ao aumento de testosterona, reduzindo taxas de estradiol. É um co-fator para hormônios sexuais, ele tem várias funções no organismo como um todo, desde de crescimento e manutenção da massa óssea, expressão da matrix celular e regulação dos hormônios sexuais. Os alimentos ricos em boro são avocado, uvas, damascos, feijões, lentilha e oleaginosas.

Geleia Real: Esta relacionada na transformação do DHEA em adroestenediona e testosterona, melhorando crescimento dos folículos e, assim as chances de gestação. Ideal 3g/dia.

Ginseng americano: Um adaptogêno muito interessante, mostrou melhora significativa ovariana, devido seu efeito estrogênico.

Glycyrrhiza glabra (alcaçuz): É interessantíssima para produção de estrogênio, ela aumenta a conversão dos androgênios a estrogênios e aumenta a taxa de fertilidade para mulheres que apresentam estrogênio baixo. Quando temos estrogênio baixo, temos dificuldade de aumentar a camada do meu endométrio, o estrogênio também determina o crescimento deste endométrio, outro nutriente importante neste processo é a vitamina E (na forma lipofilica).

Carnitina: Outro produto associado ao aumento da camada do endométrio, melhorando a qualidade da ovulação e taxa de gestação. Ela tem efeito no aumento do estrogênio, mas também aumenta progesterona, o que é ótimo para viabilidade do embrião. Deve ser suplementada desde o inicio do ciclo. Outra ação da carnitina é redução do estresse oxidativo.

[armelse][/arm_restrict_content]

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo