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Beterraba no esporte

A beterraba é um dos legumes mais estudados hoje em dia na área esportiva, devido sua atuação na melhora da performance, recuperação e redução da dor por seu efeito analgésico. Ela é rica em betalaínas que são compostos antioxidantes e antiinflamatórios, antocioninas e nitrato que tem papel importante na formação de oxido nítrico, com ação vasodilatadora, potencializando assim a performance esportiva. As betalaínas da beterraba tem um impacto importante na modulação do inicio da cascata inflamatória, reduzindo substâncias inflamatórias responsáveis pela redução da performance, como fatores de transcrição NFKB e AP, elas também inibem as cicloxigenases e lipoxigenase, diminuindo a produção de eicosanoídes proinflamatórios e ainda tem uma ação importante na redução da infiltração dos leucócitos, especialmente neutrófilos, eosinófilos e macrófagos na célula lesionada. Vejam o consumo de beterraba pode modular todo processo inflamatório sem inibir a resposta adaptativa ao treino, garantindo assim que a inflamação aconteça porém num grau menor. O nitrato presente na beterraba também pode ser encontrado em outras fontes alimentares, em torno de 300 a 400mg de nitrato é encontrado em: 300 a 400g de beterraba 50 a 100g de espinafre 250 a 300g de alface 100 a 150g de couve 500 a 550g de repolho 250 a 300g de cenoura

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