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Chá verde e recuperação muscular

Atualizado: Abr 27

Já é sabido e documentado que os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde, como melhora na composição corporal e resistência muscular. Porém, um treino bem conduzido gera inúmeras adaptações fisiológicas que são importantes para a resposta adaptativa ao exercício como: o estresse oxidativo e inflamação. Contudo, se não modulado adequadamente, o estímulo desequilibrado do estresse oxidativo induzido por treinos intensos, prolongados, ou exaustivos, gera um processo inflamatório crônico que pode levar a prejuízos no desempenho esportivo e danos às células, aumentando os riscos de lesões, devido principalmente à falta de suporte nutricional adequado para a modulação deste quadro.

Diversos alimentos podem atuar na modulação da inflamação e dano muscular induzido pelo exercício, quando consumidos de forma equilibrada e como parte de uma alimentação saudável e orientada de acordo com as necessidades individuais de cada esportista. O chá verde contém as catequinas, substâncias ativas que podem melhorar a defesa antioxidante dos praticantes de atividade física, auxiliando na modulação do estresse oxidativo induzido pelo exercício, o que ajuda a atenuar lesões musculares e danos às células, o que torna a recuperação mais rápida. As catequinas do chá verde auxiliam na prevenção do aumento das xantinas oxidase após o exercício, reduz as concentrações de hipoxantina e ácido úrico antes e após o exercício. 200ml de chá verde é capaz de diminuir a concentração plasmática de peróxidos lipídicos antes e após o exercício, melhora a capacidade antioxidante total plasmática antes e após o esforço, eleva os valores sanguíneos de Glutationa e reduz a resposta de marcadores de dano muscular, como CK (creatinoquinase) e AST (aspartato aminotransferase ).

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