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Como a alimentação pode ajudar na Síndrome do Ovário Policístico

Essa é uma das condições mais presentes dentre as mulheres que atendo hoje no consultório. A SOP (síndrome do ovário policístico) é uma doença endócrina, caracterizada principalmente por hiperandrogenismo e anovulação crônica. Apresenta irregularidade menstrual ou amenorréia (ausência de menstruação) e muitos sinais e sintomas decorrentes do hiperandrogenismo, como: excesso de pelo, acne, queda de cabelo e seborréia. Além disso, a maioria das mulheres com SOP, apresentam aumento da resistência a insulina e outras alterações no metabolismo glicídico. E o que isso afeta nossa saúde? Maior resistência periférica a insulina, aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas, esse aumento exagerado de insulina circulante no organismo, diminui os níveis da glicemia (glicose dentro do sangue) e você tem mais fome e compulsão, gerando assim um ciclo vicioso, você come come, fica satisfeita dá meia hora e tem fome novamente, e muito provavelmente a necessidade é por alimentos ricos em carboidrato. Além de afetar todo metabolismo da glicose, na SOP ainda encontramos dislipidemias e inflamação sistêmica.

O tratamento é em conjunto com seu ginecologista, que avaliará qual melhor caminho a seguir, dentro da nutrição, a recomendação é:

– Dê preferências para carboidratos de boa qualidade com índice glicêmico mais baixo, evite açúcar refinado, pães, massas, produtos com farinha branca, bolo, sorvete e tortas. – Evite alimentos processados, refinados, com conservantes e adoçantes; – Introduza em sua alimentação gorduras de boa qualidade, como abacate, azeite de oliva extra virgem, castanhas, amêndoas, nozes, oleaginosas em geral; – A coenzima Q 10 é um nutriente utilizado no metabolismo glicídico e lipídico, também conhecida como ubiquinona, ela pode ser essencial em mulheres que apresentam SOP (síndrome do ovário policístico), devido ao aumento da sensibilidade a insulina, redução dos níveis de colesterol total e LDL. A suplementação muitas vezes se faz necessária junto com outras estratégias nutricionais. Encontramos coenzima Q 10 na sardinha, oleaginosas,brócolis e espinafre. – Outro nutriente de grande importância é o cromo, pois ele atua no metabolismo da glicose, aumento o consumo dos alimentos fonte como cogumelos, levedo de cerveja, aspargos e ameixa. – Estudos recentes mostram que a suplementação com resveratrol, ajudou a reduzir os níveis de testosterona, devido a melhora nos níveis de insulina

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