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  • Ana Paula Martins

Como devo montar a lancheira do meu filho?

Pergunta frequente no consultório e nas minhas mídias sociais. Essa é uma preocupação constante das mães.

Antes de levar os filhos para escola, é sempre aquela correria. Nem sempre dá tempo de dar aquela atenção necessária ao lanche do seu filho, e você acaba optando por lanches práticos, industrializados que não agregam nenhum valor nutritivo, temos que lembrar que merenda escolar não é exceção, seu filho vai comer este lanche pelo menos 5 vezes na semana, e muitas vezes 2 x ao dia, estamos construindo um hábito alimentar.

Muitos pais reclamam da falta de tempo e principalmente da falta de criatividade. Os lanches começam a ficar repetitivos e para variar acabam optando por lanches manipulados pela indústria, viciantes e com poder de marketing que acabam influenciando as crianças.

Se ofertamos este tipo de produto para nossos filhos crescerão com uma má referência de alimentação e com paladar viciado em produtos industrializados, cheios de açúcar de péssima qualidade e engordurados, que afetam a saúde física e mental da criança. Somos responsáveis pela alimentação dos nossos filhos, temos que incentivar o consumo de vegetais, frutas, legumes e cereais. O mais legal! Ele pode te ajudar, peça ajuda do seu filho para preparar seu próprio lanche, passe também a responsabilidade para ele, afinal de contas, você não vai preparar o lanche dele para o resto da vida escolar, quando ele já for um pré adolescente, ele já saberá se virar na cozinha e não ficará refém da cantina, você estará ajudando seu filho a ser mais independente e consciente.

Não podemos esquecer que preparar o lanche do seu filho em casa também ajuda o planeta, pense na quantidade de saquinho de biscoito, caixinha de suco, que é produzida em 15 minutos de recreio, fazendo o lanche do seu filho, você produz menos lixo, e muitas das vezes este lixo pode virar por exemplo adubo.

Vamos por partes: É preciso de organizar

Você terá que se planejar, muitas das opções tem que ser pré-preparas o que não leva mais de 1 hora

Use seu congelador e facilite sua vida

Opte por lancheiras térmicas, as opções aumentam

Temos que ter em mente a combinação dos três grupos de alimentos.

– Carboidratos (Energéticos): Cereais integrais, pães integrais, biscoitos e bolos do bem

– Reguladores: Frutas, verduras e legumes

– Construtores/proteinas Queijos, iogurtes, frango, peixe, etc.

O que seria uma lancheira saudável de uma não saudável.

Lancheira não saudável

– Bolinhos industrializados

– Biscoitos recheados

– Bisnaguinha

– Embutidos

– Sucos de caixinha

– Danoninho Danoninho não vale por um bifinho, Um estudo recente mostrou que 50% das crianças menores de 1 ano, já experimentaram petit suisse. Danoninho não é iogurte, é um produto cheio de conservantes, corantes e MUITO açúcar. A indicação do próprio fabricante é para crianças maiores de 4 anos. Engraçado que nas propagadas vemos crianças bem menores consumindo.

Não é porque sua mãe te dava, e nunca aconteceu nada, que você também precisa fazer o mesmo. As consequências vem depois. E sempre aumenta a probabilidade do seu filho ter uma doença associada a alimentação, comendo inadequadamente. Você quer isso pro seu o seu filho? Eu não.

– Toddynho Podemos dizer que este achocolatado é pior que refrigerante, pois acreditem ele tem mais açúcar que uma coca-cola. Sim em 200ml encontramos 870g de açúcar. Lembrando que antes dos dois anos não é recomendado o consumo de açúcar. De acordo com IBGE 1 em cada 3 crianças estão acima do peso.

Lancheira saudável

– Bolo com cereais integrais

– Frutas

– Pastinha saudáveis: Ricota, grão de bico, atum, frango

– Iogurte caseiro

– água aromatizada, água de coco, Sucos de baixo índice glicêmico adoçado com água de coco ou caldo de cana.

– Leite vegetal ou integral com cacau e melado de cana ou mel ou achocolatados saudáveis

– Milho

– Queijos magros (búfala por exemplo)

– Ovo de codorna, cenoura baby

– Ganache de chocolate ou Creme de avelã sem açúcar

– Geleia 100% fruta

E biscoito polvilho pode? Olhe o rótulo, nem todos são saudáveis assim,,,

Existem biscoitos de polvilho que não são tão legais, portanto, olhar o rótulo é fundamental, se na composição tiver gordura vegetal hidrogenada que é a mesma coisa de gordura trans, não compre. Esse tipo de gordura esta associado a doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Em 30 gramas temos 1,8 gramas de gordura trans. Lembrando que a recomendação diária de gordura trans para crianças é de 2 gramas dia, ou seja a criança consome o que ela deveria ter consumido durante o dia todo em apenas 30 gramas.Atualmente existem marcas no mercado com gordura de coco, óleo de palma, Alem de teor reduzido de sódio, cada 100 g do produto, há 1.092 mg de sódio chegando quase na recomendação diária segundo a DRI (Dietary Reference Intakes) para qualquer idade da criança em apenas um alimento.

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