Buscar

Dicas para melhorar seu sono

Como está seu sono? Acordando várias vezes durante a noite? Demora para dormir?

Confira as dicas para melhorar seu sono.

Todo mundo sente que uma noite mal dormida afeta demais a qualidade do dia, aumenta fome, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Segundo OMS (Organização Mundial de Saúde), a insônia é considerada o distúrbio do sono de maior prevalência no Brasil, sendo caracterizada como um problema de saúde pública.

Você sabia que os distúrbios do sono podem ser um dos fatores de risco pra o desenvolvimento de doenças crônicas não degenerativas, principalmente a obesidade?

Além de ter impacto no aumento do cortisol, uma das causas de tantos esportistas treinarem e não sentirem a musculatura crescer, desenvolver, e nem de perder gordura. Sim, dormir mal afeta seus resultados na academia.

Uma noite de sono depende de vários fatores, entre eles a produção de melatonina e de serotonina, sintetizada a partir do aminoácido triptofano. E a disponibilidade desse nutriente depende da ingestão de alimentos fontes como banana,  amaranto, quinua, ovo. E do controle de aminoácidos de cadeia ramificada, os BCAA (leucina, isoleucina e valina), que competem na barreira hematoencefálica com o triptofano, atrapalhando a conversão à serotonina.

Alguns vegetais como alface também auxiliam na melhora do sono por conter lactucina, um calmante natural.

Devemos evitar alimentos gordurosos e estimulantes no período noturno. Eles tem uma digestão mais difícil, causando desconforto e prejudicando o sono. Alimentos estimulantes como chá mate, chocolate, chá verde, refrigerantes a base de cola e guaraná devem ser evitados pois estimulam o sistema nervoso central, nos deixando mais alerta e estimulados.

Alguns fitoterápicos podem ajudar muito e prevenir os distúrbios de sono, como a Griffonia simplicifolia, que se converte á serotonina, ajudando no tratamento da depressão inclusive. A L-teanina é capaz de controlar a ansiedade e aumentar os níveis de serotonina e melatonina. E eles podem ser formulados em farmácias magistrais sobre prescrição médica e nutricional.

Extratos de ervas como mulungu, passiflora e camomila também possuem efeito calmante bem interessante, e também podem ser feitos em boas farmácias magistrais.

Cada um tem um tempo certo que precisa de sono pra manter saúde e disposição. E em consulta seu nutricionista sempre vai te questionar a respeito de como anda o sono, e de como está seu pique e disposição na hora em que acorda.

Consulte sempre um profissional qualificado e uma excelente noite de sono pra você.

#insonia #nutriçãofuncional #sono

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo