Buscar

FOME OU VONTADE DE COMER

Coma de forma mais consciente!

Fome é diferente de vontade de comer e que as vontades têm intensidades disAntas, que definem qual melhor situação para atende-las ou não!

O melhor remédio para fome é comida! Fome não deve ser enganada, fome deve ser saciada! Passar fome é diferente de sentir fome! Tem pessoas que comem de 3 em 3 horas e passam fome (acordam e dormem com fome, as refeições não são adequadas para promover saciedade). Sentir fome é esperar os sinais físicos da necessidade de comer aparecerem!

Fome: sensação que traduz a necessidade de comer! Vontade: capacidade de escolher, de decidir entre alternativas possíveis, desejo impulsivo, capricho. Acho que as definições já falam por si!

Mas para deixar mais claro, fome manda sinais físicos (barriga ronca, dói, há um pensamento certeiro “preciso comer”). Não há dúvidas! Na dúvida, pode ter certeza, não é fome! Simples né?!

Basta voce perder o medo de sentir fome, esperar ela chegar e então, comer! Não é pra passar fome, é pra sentir, deixar ela chegar mostrando o momento que voce precisa de comida!

Então, quando pensar em comer, se perceber que não é fome, entenda e aceite que é vontade! Pode ser uma situação social, uma vontade específica, ou fome emocional! Descubra em qual delas vale a pena comer:

Entender isso é fácil, mas respeitar isso nem sempre é! Porque a vida te rodeia de comida: no trabalho, na rua, na festa, no encontro com a amiga, na casa da mãe…Então, é preciso fazer um exercício diário de consciência! De pensar antes de comer! E pode acreditar, é libertador!

Quando voce tem vontade de comer?

Situação social Sabe quando você está sem fome e nem pensando em comer algo específico, mas sente aquele cheirinho de comida? Quando você passa na frente do cinema e o cheiro de pipoca no ar te instiga a comer? Ou está sentado no bar com seus amigos e alguém pede uma batata frita ou um tábua de carnes? Ou então sua amiga fica falando de uma receita de bolo de cenoura com brigadeiro maravilhosa! Certamente você ficou com vontade porque entrou em contato com esse alimento. Essa é uma situação que merece ser repensada. Vale a pena gastar minhas exceções com uma vontade que nem existia? Quando eu sair deste lugar/situação eu vou continuar pensando nesta comida? Ou seja, essa vontade merece ser superada! Afinal, o dia-a-dia nos cerca de guloseimas gostosas e, se sucumbirmos a todas elas, fica difícil manter uma alimentação saudável e emagrecer ou manter o peso. Mas se decidir comer, não faça com culpa ou de forma exagerada! Use como experiência para tomar essa decisão de forma mais consciente na próxima vez!

Vontade específica

Essa é aquela vontade que você sabe exatamente o quer comer. É genuína, especifica, mas não é urgente. Você sente vontade de comer um determinado alimento, inclusive escolhe até a marca no caso de um alimento industrializado. Primeiro quero te dizer que você não é um fracasso porque tem vontades especificas. Isso é muito humano! Temos acesso a tantas comidas gostosas que é quase impossível não ter vontades especificas, que pode ser um sorvete ou um prato de comida de mãe! E comer é uma forma de prazer. Já percebeu que todas nossas necessidades física geram uma forma de prazer momentâneo? É engraçado, mas você não acha gostoso aliviar uma vontade de fazer xixi?! Esse prazer move nossas necessidades! Então não se culpe, isso faz mal para a sua auto-estima a no processo de emagrecimento!

Na minha opinião é que essa vontade, quando não atendida, quando repreendida, pode gerar uma compensação depois! Ou você tenta disfarçar comendo muitos outros alimentos, o que geralmente não funciona, ou depois você vai com muito mais sede ao pote, e aí exagera! Ela envolve comer devagar, saborear, sem exagerar. Você até consegue se planejar pra comer mais tarde ou outro dia! Obviamente se você sente vontades especificas todos os dias, algo está errado: ou está confundindo com situação social ou com fome emocional. E também é provável que sua dieta esteja desequilibrada, comendo poucos alimentos com densidade nutricional, não fazendo refeições gostosas (e saudáveis) ou fazendo restrições desnecessárias! Tendo isso em mente, mate a vontade especifica sempre com bom senso, afinal a vida é boa com equilíbrio! E claro, fazer uma dieta com densidade nutricional, com menos carboidrato e sem medo da gordura natural dos alimentos, vai te ajudar a sentir menos fome naturalmente. Por que no fim das contas, o que emagrece é comer menos e a grande parada é conseguir fazer isso sem passar fome, com uma dieta rica e gostosa!

Fome Emocional Quando você não está com fome real, quando não é uma situação social e nem uma vontade específica, provavelmente é fome emocional. É uma vontade urgente, você quer comer alguma coisa gostosa mas não sabe o que, come rápido, em grandes quantidades, sem controle e ela pode ter se originado de um acúmulo de vontades que não foram respeitadas e aceitas (por pensamentos restritivos e culpa). Esse tipo de vontade, de fome emocional, deve ser controlado. É bem capaz de você começar a comer e não conseguir parar, e em geral tem algum componente emocional que deve ser tratado! Aceite seus sentimentos! Emoção assumida não vira comida! Coma sem culpa, aceite suas vontades, escolha bem as que merecem ser satisfeitas, e tenha uma boa relação com a comida, com seu corpo e com suas emoções! O emagrecimento definitivo acontece quando você descobre que o resultado vem da maior parte das suas escolhas, devagar e sempre, pra sempre!

“Ah, mas eu tenho fome o tempo todo!” Bom, talvez voce precise rever sua dieta…ou não, caso esteja feliz e satisfeito com seu corpo e sua saúde! E a vontade? Essa a gente mata nos momentos que valem a pena.

#emagrecimento #FOMEOUVONTADEDECOMER

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sopa de abobrinha, inhame e couve

Ingredientes: - 2 unidades médias de abobrinha - 1 inhame médio ou 2 pequenos cozidos e sem casca - 1 colher de sob de azeite de oliva - 3 folhas grandes de couve sem o talo couve - 1 talo de alho por

Aveioca com homus de beterraba

Para a Aveioca: -4 colheres de sopa de aveia em flocos; -1 colher de chá de farinha de linhaça; -5 colheres de sopa de água; -Sal á gosto; -Temperos diversos Modo de preparo: Em um bowl misture todos