Buscar

Fortaleça seu sistema imunológico

Não existe melhora na imunidade sem cuidado com a saúde intestinal. Um intestino com desequilíbrio de flora intestinal (disbiose intestinal), ou seja, quantidade e qualidade de bactérias em déficit e permeabilidade intestinal alterada nos leva a um sistema imunológico frágil. E infelizmente, devido as nossas condições atuais de alimentação, estilo de vida, estresse, uso exagerado de medicamentos o intestino da população mundial está doente e consequentemente o sistema imunológico do mundo inteiro está fragilizado o que nos torna muito vulneráveis a infecções. Fica fácil entender agora que NÃO ADIANTA: 📍shot com própolis 📍vitamina C 📍 soro milagroso 📍limão….. SEM CUIDAR da saúde intestinal. Sabemos que os compostos com ação imunológica, como as antocianinas do açaí, não tem ação por si só, elas dependem de uma biotransformação que ocorre no intestino por bactérias específicas. Portanto, se você não tem bactéria para fazer essa biotransformação NÃO tem ação de antocianinas para função imunológica. E como tratar o intestino ? O cuidado com intestino se inicia a partir de um passo a passo, chamado PROTOCOLO 5R, um protocolo de correção intestinal em 5 etapas. REMOVER

Antes de falar sobre o primeiro passo do protocolo. Algumas definições: 📍Microbiota intestinal: é nosso Ecosistema, composto por bactérias benéficas, nocivas e fungos. É justamente esse ecosistema EQUILIBRADO que fortalece nosso sistema imunológico. Fatores como estresse, má alimentação, fumo, falta de exercício, medicamento, poluição, agrotóxico que desequilibra esse ECOSSISTEMA. 📍Permeabilidade intestinal: refere-se à facilidade com que as substâncias se movem através da parede. Quando as junções das paredes do intestino se soltam, ele se torna mais permeável, o que pode permitir que bactérias e toxinas desloquem-se do intestino para a corrente sanguínea. Fazendo uma analogia: A estrutura do intestino lembra a de uma peneira, com diversos orifícios bem pequenos interligados. No caso, seria uma peneira muito fina, essa peneira aumenta a distância entre as suas arestas. Assim, elementos que não deveriam passar acabam passando. O primeiro passo do protocolo é ❗️REMOVER❗️. Remover o que ? 👉🏻Patogênos, toxinas e alergênos. Neste processo o uso de ervas na forma de chás, tinturas ou cápsulas é muito indicado. 📍Óleo de orégano. 📍Óleo de alho 📍 tomilho 📍 aniz 📍 endro 📍cravo 📍própolis 📍Alecrim, orégano, gengibre 📍cramberry 📍Canela Outras sugestões do uso das ervas acima é associar nas preparações ou em águas aromatizadas. Ex. 👉🏻Fazer uma água aromatizada: ❗️flores de aniz, cravo e canela; ❗️gengibre em lascas com alecrim; 👉🏻Adicionar óleo de orégano na salada; 👉🏻Fazer um azeite aromatizado com alho e tomilho.

REINOCULAR: Colocar de volta. O que ? probióticos e prebióticos E por onde começar ? Pela melhora da qualidade da dieta. Uma alimentação VARIADA, rica em frutas, verduras, legumes, cereais, sementes, garante tudo que seu organismo precisa para um intestino saudável. Onde encontramos os PROBIÓTICOS ? kefir, kombucha, coalhada e iogurtes de boa qualidade. Em alguns casos é fundamental entrar com cepas manipuladas para um equilíbrio imediato. E os PREBIÓTICOS encontramos na FEIRA quanto mais colorido seu prato mais prebiótico você está consumindo. Além das fibras, alguns fungos tem ação prebiótica, atuando inclusive no aumento da resposta imunológica, como o Cordyceps e Ganoderma. Há 370 a.C o pai da medicina, Hipócrates já dizia: “Não tenha planos de saúde, tenha saúde sem planos. A prevenção e a cura de praticamente todos os males está no seu ALIMENTO, na NATUREZA. Mantenha-se lúcido, alimente-se de uma forma consciente e veja por si próprio as mudanças que isso proporciona em sua vida”.

RECOLOCAR Nosso estômago não tem dentes e para uma correta digestão é necessário a produção de enzimas digestivas, um grande problema atual, pois não estamos bloqueando ou não produzindo tais enzimas, o que prejudica a digestão dos alimentos, principalmente os proteicos. E como já disse por aqui proteína mal digerida é sinônimo de doença, principalmente as autoimunes. O processo digestivo começa na BOCA, portanto MASTIGUE bem os alimentos. E como a alimentação pode potencializar a processo digestivo? 📍Abuse dos temperos: Gengibre e hortelã e alecrim são ótimos para potencializar q digestão. Eles podem ser usados na forma de chá, tintura ou sucos. 📍Vitaminas do complexo B e zinco 📍Limão 📍Suplementos podem ser necessários: cloridrato de betaína e enzimas proteolíticas (enzimas que quebraram as proteínas) 📍Bromelaína: presente no abacaxi 🍍 📍Aloe Vera: planta medicinal com ação anti-inflamatória e antiácida. Além disso, pode aumentar a produção de linfócitos T e melhorar a imunidade.

REPARAR O reparo da mucosa intestinal é fundamental para que todo protocolo tenha uma boa eficácia. Nossa mucosa intestinal é afetada diariamente por diversos fatores como: -estresse; – uso de medicamentos; – álcool, fumo; – deficiência nutricionais; – alergias alimentares; – agentes químicos como xenobióticos e agrotóxicos; – patógenos Uma mucosa intestinal inflamada se assemelha a uma peneira favorecendo assim a entrada de proteínas mal digeridas , bactérias, vírus, fungos … ao chegar em nosso sangue esses patógenos desencadeiam inúmeras reações como super estimulação do nosso sistema imunológico que pode dentre outras coisas aumentar a produção de anticorpos e desenvolver uma doença autoimune, ele pode ainda não desenvolver nenhuma doença mas fica suprimido facilitando assim ao aparecimento de infecções. Portanto, reparar essa mucosa inflamada é fundamental. E como fazer isso? 📍Glutamina e Arginina: aminoácidos fundamentais na reparação de mucosa; 📍Colágeno hidrolisado 📍Zinco: Deficiência de zinco leva alteração de mucosa. Em exames bioquímicos podemos avaliar sua deficiência. 📍vitamina A e vitamina C: opte sempre por alimentos na sua forma integra. Além das vitaminas ele contém inúmeros flavonoide que atuam de forma positiva no reparo da mucosa. 1 limão espremido pela manhã já garante uma boa dose de vitamina C. 📍Triptofano: ótimo para reparação de tecido. Busque sempre fontes alimentares como a banana.🍌 📍dieta LOW FODMAP pode ser indicada para alguns pacientes.

Re Balance Nosso organismo está interligado e pensar em cuidado intestinal sem prestar atenção nos outros sistemas é trabalhar pela metade. Um corpo balanceado requer muito mais que nutrientes, ativos, nutracêuticos, lactobacilos, glutamina, limão, própolis …. Um corpo balanceado é buscar uma alimentação integra, buscar sim a ajuda com ativos específicos mas é mais que isso, é a forma como você se relacionada com você, com o próximo, como você lida com suas emoções, pensamentos. Um corpo balanceado é ter uma atitude positiva perante a vida. É ser empático, solidário e buscar sempre o caminho do bem. É colocar um sorriso no rosto. É agradecer! É também pegar um pouco de sol, fazer atividade física e ter uma boa noite de sono. Tudo está conectado. Mental + Físico + Emocional Alguns trabalhos mostram que práticas de yoga, meditação, Tai chi chuan são capazes de reduzir a inflamação intestinal.

-Reduza o consumo de informações negativas, evite o contato com pessoas que só reclamam. Faça um detox mental. – Desligue a TV dos noticiários. Veja filmes engraçados, Sorria! – Ouça uma música que você goste e levante do sofá, dançar faz bem !

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo