• nutrianapaulamarti

Frango (mega curinga na cozinha)

Cozinhar é libertador, uma ferramenta para uma vida mais saudável e mais saborosa. É como ler e escrever, todo mundo deveria saber.

E se você pensa que é preciso uma baita experiência e horas na cozinha, esta muito enganado, com um pouco de planejamento você consegue criar pratos incríveis. Frango desfiado é um curinga na cozinha e pode facilitar muito seu dia a dia. Ele pode virar uma infinidade de receitas, desde um patê para um sanduíche até um belo de um risoto.

Antes de qualquer coisa temos limpar o frango, pq cheiro de frango ninguém merece.

Passo a Passo:

1. Lave o frango em água corrente; Se tiver gordura aparente retire com uma faca.

2. Coloque em uma vasilha e deixe descansando com água morna e vinagre. Deixe nessa água por uns 15 minutos. Lave novamente e vc já pode temperar o frango. O segredo, ou melhor a técnica para um bom frango, é o tempero, um bom tempero transforma um simples peito de frango num grelhado saborosíssimo

Mas antes de falar sobre temperos padrão, vou ensinar uma técnica para deixar o frango bem suculento e de quebra vc já tempera.

Salmoura: Como o frango tem pouquíssima gordura essa técnica serve para deixar o frango bem suculento.

Coloque o Peito de frango ou filé de frango em um refratário, adicione 1 colher de sopa de sal, 1 colher de chá de açúcar mascavo, 1 colher de chá de páprica doce, 1 folha de louro. Cubra com água fria e deixe por 20 minutos na geladeira. Retire da geladeira e lave bem o frango em água corrente. Para o frango desfiado corte e cubos, se for grelhar seque bem com papel toalha, porque para grelhar ele precisa estar seco, ao contrário ele cozinha no vapor, e não fica tão gostoso.


Outras opções de tempero.

Marinado (Este tipo de tempero, vc precisa se planejar, pois você terá que dar um tempo para o frango puxar o sabor do tempero.

Onde deixar marinando? O frango pode marinar dentro de um saco plástico ou dentro de uma tigelinha e sempre deve ficar dentro da geladeira.

Os ingredientes para uma boa marinada podem ser vários, suco de laranja, vinho, shoyu, , água de coco, e o que mais sua criatividade permitir, o marinado dá sabor, hidrata (super importante, porque como filé de frango não tem quase gordura ele tende a ficar ressecado) e também amacia a carne

Quanto tempo? O ideal é que ele fique pelo menos 4h marinando, na geladeira. Como falamos planejamento é fundamental nesta técnica. Mas caso não tenha tempo, 20 minutos já faz uma boa diferença. Exemplo de marinadas para o frango:

Shoyu e suco de laranja

¼ xícara (chá) de shoyu (use o macrobiótico)

¼ xícara (chá) de suco de laranja

2 colheres (sopa) de azeite

1 dente de alho descascado (opcional)

Shoyu e leite de coco

¼ xícara (chá) de shoyu

¼ xícara (chá) de leite de coco

1 colher (sopa) de caldo de limão

Azeite, limão e páprica

1 colher (sopa) de caldo de limão

¼ de xícara (chá) de azeite

2 colheres (sopa) de cebola picada

¼ de colher (chá) de páprica

sal e pimenta-do-reino


Azeite, limão siciliano e alecrim

¼ de xícara (chá) de caldo de limão siciliano

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

1 dente de alho descascado (opcional)

1 colher (chá) de folhas de alecrim

sal e pimenta-do-reino


Azeite, vinagre e cebola

¼ de xícara (chá) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto

2 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de cebola picada

sal e pimenta-do-reino


Vinho e alho

½ xícara (chá) de vinho tinto

½ xícara (chá) de azeite

1 dente de alho descascado (opcional)

sal e pimenta-do-reino Mas e se você chegou em casa tarde da noite, esqueceu de marinar, ou passou no mercado super rápido, comprou um filé de frango, e precisa temperar ele à jato, tem jeito de deixar ele gostoso sem marinar?

Claro que tem, vamos partir para o segredo número 2, TEMPERO PRONTO! Mas não é o que vocês estão pensando, cubinhos ou temperos do amor.... caldos prontos ou pozinhos prontos, do ponto de vista nutricional são uma bomba de sódio, gordura, glutamato monossódico e açúcar. Deixe sempre um tempero pronto na sua dispensa, para as eventualidades, eles mudam a cara de qualquer filé insosso. Quando você faz seu próprio tempero, você tem o total controle sobre o que vai na comida. O mais engraçado é o uso destes temperos nos distancia do natural, do naturalmente saboroso, nos distancia da nossa essência, e eles são totalmente desnecessários. Um bom refogado de alho, cebola, umas folhas de louro, um pouco de sal e pimenta transformam qualquer prato, e o tal cubo perde totalmente sua função. Simplesmente não dá para comparar caldo industrializado, tempero natural é outra coisa, é vida. Então sem dó nem piedade se você ainda tem isso na sua despensa, vá lá e jogue fora imediatamente. Tempero pronto Ingredientes:

½ xícara de alho desidratado

½ xícara de cebola desidratada

½ xícara de manjericão

½ xícara de manjerona

½ xícara de alecrim

½ xícara de orégano

½ xícara de tomilho

½ xícara de sal grosso

Modo de Preparo: Passe todos os ingredientes no processador e guarde dentro de um recipiente. Dentro dessa receita base, você pode ir variando com açafrão, páprica, pimenta, lemon pepper, etc.

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo