Buscar
  • Ana Paula Martins

Glúten: O novo vilão, será?

O glúten é uma rede proteica presente no trigo, na aveia, na cevada e no centeio, obtida pela lavagem de farinhas desse cereais, após a remoção dos grânulos de amido. Essa rede é responsável pela retenção dos gases formados nos processos de fermentação de massas e de liberação de vapor de água durante o processo de cocção, que dará o volume final e a textura característica dos processos de panificação e confeitaria que necessitam de crescimento, bem como confere elasticidade às massas alimentícias. Por ser uma das proteínas mais complexas e de difícil digestão, pessoas com intolerância possuem uma capacidade reduzida de fazer sua digestão, veja que não estamos falando de pacientes celíacos, e sim pessoas que com intolerância, onde o glúten fica no intestino sem ser digerido e acaba provocando alterações como: distúrbios digestivos, alterações no sistema imunológico e no metabolismo do intestino, inflamação e prejuízo na absorção de nutrientes.

Doenças autoimune, como tireoidites e diabetes tipo 1, têm sido frequentemente relacionadas a intolerância ao glúten.

Ao retirar o glúten da alimentação observa-se uma melhora na digestão, aumento o metabolismo e consequentemente perda de peso, aumento na absorção de nutrientes e melhora de doenças e sintomas, como psoríase, artrite, enxaqueca, constipação e até mesmo fibromialgia.

Porém antes de fazer qualquer restrição desnecessária, é importante que procure um nutricionista, este profissional vai priorizar sua individualidade bioquímica e fará uma avaliação criteriosa e individual dos sinais e sintomas referentes a exposição ao glúten.

Os alimentos que devem ser consumidos em substituição ao glúten são: tapioca, farinha de arroz, farinha de mandioca, farinha de berinjela, farinha de maracujá, polvilho doce e azedo, fécula de mandioca, fécula de batata, creme de arroz, amido de milho, painço, trigo mourisco ou sarraceno, entre outros.

Dúvidas??? Fale com nossa nutricionista: nutricionista@bgreen.com.br 11 987272155

[banner sku=”1350″ width=”100%” height=”300″]

#Glúten

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo