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Gorduras Naturais: Por que não temê-las?

A nutrição sempre foi vista por uma questão calórica, se comer a mais do que você precisa você ganha peso, se comer menos emagrece, se pensarmos de forma simplista é realmente assim que funciona. E pode ser por este motivo que sempre houve um medo de consumir gorduras, já que dos macronutrientes, este e o mais calórico, para cada 1g temos 9kcal.

Felizmente, já há algum tempo, sabemos que não é assim que funciona. Será realmente preciso temer as gorduras naturais dos alimentos?

Os efeitos de um alimento no organismo vão muito além dessa simples matemática calórica.

E da onde veio esse conceito que gordura faz mal? Na década de 50 um estudo tendencioso, fez com que a população e também órgãos de saúde acreditassem que uma dieta com baixa quantidade de gordura, era ideal para promoção de saúde e redução de peso

Como consequência da redução do consumo de gorduras, houve o aumento do consumo de carboidratos, muito deles industrializados como biscoitos, massas de preparo instantâneo, pães e cereais matinais e juntamente com isso a indústria alimentícia aumentou essa oferta a população, sendo uma das maiores hoje no mundo.

O resultado do aumento do consumo de carboidratos não poderia ser pior, aumento dos índices de doenças cardiovasculares (muita das vezes relacionado consumo de gordura e não carboidrato), obesidade e doenças metabólicas.

O que os estudos recentes mostram é que não são as gorduras naturais dos alimentos as responsáveis pelos problemas de saúde atuais.

O problema de saúde vem principalmente da combinação do consumo excessivo de carboidratos refinados com o consumo de gorduras artificiais como as gorduras trans, ou gordura vegetal hidrogenada, presente nos principalmente nos produtos industrializados.

A restrição no consumo de gorduras foi tanto que gorduras saudáveis foram abolidas do consumo diário por muitas décadas, como o caso do abacate e da manteiga.

Gorduras saudáveis, como a do coco, abacate, oleaginosas são essências para a saúde do sistema imunológico prevenindo doenças como Parkinson, Alzheimer, déficit de memoria e depressão.

E você sabe quais são as fontes das gorduras boas?

– Azeite de oliva

– Manteiga

– Gema de ovo

– Abacate

-Oleaginosas (castanhas, nozes, macadamia, amêndoa)

– Sementes (chia, linhaça, girassol abobora)

– Manteiga de cacau

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