Buscar
  • Ana Paula Martins

Nutrição e Fertilidade. Como saber se seu ovário esta saudável?

Em mulheres, sem antecedentes de problemas ovarianos precoce, é normal notar um envelhecimento ovariano a partir dos 35 anos. Mulheres abaixo de 35 anos têm 86% de engravidar, enquanto a partir dos 35 até aos 39 anos, a chave de um embrião saudável é de 46%. Dos 40 aos 42 anos esse percentual cai para 40% e acima dos 42 anos, a chance de um embrião saudável é de 20%.

Como podemos avaliar esse envelhecimento ovariano?

A melhor forma é através do hormônio anti-mulleriano (AMH), que é produzido pelos folículos em desenvolvimento. Se você pretende ter filhos é de extrema importância a avaliação também dos níveis de FSH, ele age nos folículos, auxiliando na sua maturação e liberação. Conforme, vamos envelhecendo os níveis de FSH, aumentam significativamente, devido a redução do hormônio antimileriano e da inibina, que têm como função bloquear o FSH no sistema nervoso central, como estes hormônios estão baixos, não ocorre esse bloqueio, e então o FSH aumenta.

Valores de FSH: (Avaliar no 3 dia do ciclo menstrual)

Valores menores que 10: Ovário saudável Valores maiores que 10: Ovário envelhecendo, mais próximo de um processo de menopausa

Valores de estradiol:  Quanto você tem menos estradiol , consequentemente é produzida uma camada endometrial mais fina, e essa camada mais fina  não é adequada para uma gestação. O endométrio deve estar de preferência entre 8 e 12mm, o dia da implantação. Valores de endométrio menos que 6mm é praticamente impossível uma implantação.

Os valores de estradiol no 3 dia do ciclo abaixo de 35, representam um envelhecimento ovariano.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo