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Poderosa Linhaça: Alimento natural capaz de cuidar da sua saúde

Você que acabou de declarar guerra a balança, acaba de ganhar uma nova aliada: a linhaça. Funciona como um remédio natural para o emagrecimento, sem efeito colateral. Superpoderosa, ela é protetora do coração, melhora a respiração, aumenta o bom colesterol (HDL-c), ameniza os sintomas da TPM, protege a visão e sinda fortifica as unhas. Fornece ainda generosas doses de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados, como ômega 3, 6 e 9. Pelas suas propriedades antioxidantes fazem dela um alimento funcional indispensável em seu cardápio para manter sua saúde.

Benefícios: – Combate o envelhecimento precoce; – Elimina as gordurinhas; – Fortalece o sistema imunológico; – Diminui os riscos de diabetes, pois a linhaça aumenta a concentração de adiponectina, que deixa o corpo mais sensível à insulina e as fibras auxiliam no controle de açúcar no sangue; – Ilumina os cabelos, devido a alta quantidade de zinco; – Protege o coração; – Melhora o bom colesterol e reduz o colesterol ruim (LDL-c); – Alivia a TPM, a linhaça é rica em lignanas, um fitoestrógeno que ajuda a prevenir sintomas da TPM e da menopausa. – Previne o câncer de mama; – Controla a pressão arterial; – Melhora a respiração; – Otimiza o funcionamento do intestino; – Cuida da visão, o zinco presente na linhaça, auxilia na melhor absorção de vitamina A, essencial para saúde dos olhos;

Qual a melhor forma de consumi-la, semente, óleo ou farinha??

Todas as formas são benéficas, porém priorize a farinha. O óleo não tem fibras, mas é rico em ômega 3, importante na saúde cardiovascular. Já a semente inteira é rica em fibras, porém como a casca é rígida sua digestão fica comprometida. A melhor opção é triturar a semente na hora em que for comer, pois todos os benefícios do grão se potencializam e nenhuma propriedade é descartada. Melhor ainda se for a linhaça dourada que contém mais ômega 3 que a marrom.

Qual o modo de preparo?

Separe a quantidade exata a ser consumida e triture no liquidificador até formar uma farinha. Deixe-a de molho de dez a quinze minutos e consuma em seguida.

Como consumir?

Ela pode ser complemento de inúmeras preparações: pães, biscoitos, bolos, cereais, se quiser adicione a frutas, shakes, salada, sobremesas, iogurte, leite e sopas.

Como armazenar?

As sementes devem ser guardadas em local fresco. Depois de trituradas devem ser armazenadas num recipiente escuro e fechado, dentro da geladeira, por até sete dias.

Dica:

Uma ótima dica para os veganos ou alérgicos a ovos, é a substituição dos ovos das preparações pela linhaça.

Deixe 1 colher de sopa de linhaça de molho em 1/4 de água, por 1-2 minutos, quanto mais tempo ficar, mais espessa fica a mistura. Essa quantidade equivale a 1 ovo.

Quer saber mais sobre linhaça? Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa nutricionista: nutricionista@bgreen.com.br

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