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Protocolo FODMAP

Atualizado: Jun 22

Protocolo FODMAP, o nome é na verdade a sigla para um conjunto de carboidratos osmóticos que podem ser de difícil digestão para algumas pessoas (Sigla para Oligosacarideos, Dissacarideos, Monossacarideos e Poliois Fermentáveis).

  1. F = Fermentáveis

  2. O = Oligossacarídeos

  3. D = Dissacarídeos

  4. M = Monossacarídeos

  5. A = and

  6. P = Poliói

Esses alimentos absorvem água no trato gastrointestinal e por isso pioram significativamente os sintomas de gases, estufamento e dores.

Os alimentos FODMAPs são:

Frutose (frutas como maçã, pêra, melancia e melão, assim como mel); Lactose (laticínios); Frutanos (trigo, alho, cebola, aspargos fresco, brócolis, repolho); Galactanos (leguminosas como feijão, lentilha, soja e grão de bico); Polióis (xilitol, couve flor, cogumelos e frutas de caroço como abacate , damascos, cerejas, nectarinas, pêssegos e ameixas).

O protocolo FODMAP, por ser um tanto restritivo, deve ser feito de acordo com a individualidade do paciente e por um profissional que saiba fazer essa avaliação de forma individualizada. Através deste protocolo analisamos o que causa menos e o que causa mais desconforto e assim podemos trabalhar a reintrodução pontual destes alimentos. Entender a origem dos distúrbios e tratar as causas é fundamental para um resultado efetivo e duradouro.

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#fodmap #protocolofodmap

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