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Quais são as farinhas lowcarb?

As farinhas low carb podem ser farinhas com baixo e quase nulo teor de carboidrato e também podem ser farinhas proteicas ou muito ricas em fibras, mesmo contendo um pouco de carboidrato. Farinhas low carb:

Farinhas de gordura: castanhas, coco, sementes (girassol, abobora, gergelim.. tudo isso vira farinha). São farinhas que trazem umidade as massas e por conterem gordura, dependendo da preparação voce pode até diminuir a quantidade de gordura que utilizada. Farinhas de liga/goma: linhaça, chia, psyllium. Quando adicionadas a água formam um gel. Trazem umidade e liga as massas. Em excesso pode deixar as coisas pesadas e gelatinosas. Farinhas proteicas: quinoa, amaranto, grão de bico, lentilha (e outras leguminosas). Geralmente são farinhas de estrutura. Farinhas rica em fibras: aveia, sarraceno, teff, sorgo, painço… são farinhas que tem um pouco mais de carboidrato mas tem muitas fibras e se tornam de baixo índice glicêmico, então utiliza-las em pouca quantidade em uma receita com perfil low carb é totalmente aceitável! Normalmente utilizamos ovos para preparações (de pães, bolos, etc) low carb pois eles ajudam na estrutura, uma vez que as farinhas low carb não tem tanta estrutura quanto uma farinha de arroz integral por exemplo! Por isso é comum vermos receitas que levam grandes quantidade de ovos com farinhas de gordura+liga, pois nesse caso a estrutura vem dele! Féculas, polvilhos e amido são farinhas de alto índice glicêmico e alto teor de carboidrato.MAS utilizar uma quantidade bem pequena, em uma preparação na qual exista a necessidade, dentro de um grupo de farinhas low carb, é totalmente aceitável.

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