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Salada de Grãos Germinados

As sementes germinadas são nutritivas, benéficas e crocantes. O carboidrato destas sementes é consumido e muito reduzido durante o processo de germinação. As proteínas são quebradas em aminoácidos livres. Tudo isto economiza energia digestiva e transforma um alimento estagnado em um alimento vivo. Germinar é um processo fácil e pode ser feito em casa: • Em um vidro coloque 1 a 3 colheres de sopa do grão escolhido e cubra com água sem cloro. • Deixe descansando por uma noite (exceto girassol com casca e linhaça que precisa apenas 4hrs) • Feche com um pedaço de filó e prenda com o auxilio de um elástico. Retire a água e enxágue bem. • Incline o vidro e deixe escorrer. • De manhã e a noite enxague novamente.

Para cada grão existe um tempo específico. Exemplos: Alfafa: 3 dias Feijão-azuki: 4 dias Gergelim: 3 dias Lentilha: 3 a 4 dias

Obs: Recomendo cozinhar os feijões, mesmo germinados, para facilitar sua digestão e eliminar antinutrientes. O sabor fica bem interessante, assemelhando-se à legumes frescos.

Vamos á salada de grãos germinados

Ingredientes: 80 g de quinoa 80 g de arroz negro cozido 80 g de grão de bico 80g de lentilha 1 dente de alho ralado 2 cebolas em finas tiras 100g de alho poró (parte branca) cortado em finas rodelas 1⁄4 xicara de cebolete finamente picada 1⁄4 xicara de salsinha finamente picada azeite 100 g de amêndoas laminadas ou castanha do pará ou caju em pedaços pequenos 80g de frutas secas em pequenos pedaços ou maçã picada – (tâmaras, damasco, uvas passas, cramberry) . Tempero 1⁄2 colher de sopa de sal de especiarias 30ml ou 2 colheres de sopa de Azeite de oliva 1 colher de sopa de vinagre de maçã ou arroz 3 colheres de sopa de suco de limão 2 colheres de sopa de melado de cana 1 colher de chá de páprica em pó 1 colher de chá de coentro em pó 1 colher de chá de canela em pó Pimenta do reino fresca e macerada . Incorpore bem todos os ingredientes e mantenha refrigerado. . Modo de preparo Deixe os grãos de molho em ambiente fresco da seguinte forma: Grão de Bico 48h trocando de 8h em 8h Lentilha 32h trocando de 8h em 8h Quinoa 12h trocando de 4h em 4h

Cozinhe eles com sal de especiarias da seguinte forma:

TEMPO APROXIMADO vai depender do tempo que deixou de molho e da textura que deseja

Grão de bico – 16 minutos Lentilha – 6 minutos Quinoa – 4 minutos . Modo de preparo Salada Refogue o alho até dourar, adicione a cebola, 1 pitada de sal, abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe que ela caramelize por aproximadamente 15 minutos, mexendo de tempo em tempo. Coloque o alho poró finamente picado, 1 colher de chá de sal de especiarias, 2 colheres de água e refogue ele por alguns minutos. Enquanto isso tempero as castanhas com sal de especiarias e azeite e leve para assar até começar a dourar. Tire do forno e deixe esfriar em um recipiente frio. Em uma saladeira, misture todos os ingredientes e vá colocando o tempero. Finalize com as castanhas.

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