Buscar

Tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, não é um problema da tireóide em si!

Atualizado: Jun 22

Porém, a consequência do Hashimoto é afetar o funcionamento da tireóide. A maior parte das pessoas com a Hashimoto irão desenvolver com o tempo o hipotireoidismo. Mas não significa que você tem o Hashimoto e tem junto o hipotireoidismo. Você pode ter um ou o outro, e também você pode ter as 2 doenças.

Você sabia que 80% dos americanos com hipotireoidismo também tem Hashimoto, mas não sabem? E acredito que isso também ocorra por aqui nas terras tupiniquins; por isso, vale a pena sempre realizar o screaning completo de exames pra tireóide: TSH, T3 LIVRE, T4 LIVRE, anticorpo anti TPO, anticorpo anti tireoglobulina, além do ultrassom de tireóide (se necessário).

Modificar a dieta, corrigir deficiências e suplementar conscientemente (e quando necessário) e focar em todos os pilares que envolvem qualidade de vida, é FUNDAMENTAL como parte do tratamento da doença autoimune.

Não existe Hashimoto, e nem qualquer doença autoimune, sem que se carregue um GENE pra tal. Sim, doença autoimune também é genético, mas sem os GATILHOS, a doença não se aflora, não se desenvolve.

Então entenda: você pode ter o gene pra autoimunidade, mas pode nunca desenvolver em sua vida, desde que não tenha os gatilhos que predispõe a isso. Dentre os gatilhos mais estudados e relacionados à tireoidite de Hashimoto (e à qualquer doença autoimune) temos:

1. Disbiose

2. Déficit de nutrientes, como zinco, ferro e vitamina D e excesso de nutrientes, como Iodo e Selênio (sim, ambos são necessários, mas nem demais e nem de menos)

3. Estresse (físico, mental, emocional);

4. Toxinas ambientais

5. Uso de medicamentos

6. Pós parto e ser do sexo feminino

Ao meu ver, não existe tratar a paciente com Hashimoto sem observar todos esses fatores. Lembrem-se que uma pessoa com UMA doença autoimune não tratada tem 50% de chance de desenvolver outra doença autoimune!

E vocês acham que apenas tratando (sim, tem casos que é preciso usar medicação pra tireoide SIM) com medicamento ou apenas “vamos esperar pra ver o que acontece, vamos acompanhando com exames e ultrassom” É MESMO SUFICIENTE?

Consulte sempre um nutricionista especializado em caso de diagnóstico positivo tanto pra hipotireoidismo como pra Hashimoto.

#hashimoto #nutricaoclinica #tireoide

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo