Buscar

Tireoidite de Hashimoto e Doença Celíaca

Atualizado: Jun 22

Segundo dados do artigo Hell J Nucl Med 2017; 20(1): 51-56, há sim uma correlação direta entre essas 2 desordens.

POR ISSO, todos os pacientes com Hashimoto devem fazer o exame pra se avaliar se tem ou não a presença da DOENÇA CELIACA.

EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO DA DOENÇA CELÍACA

Existem alguns exames laboratoriais, como a determinação de anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase tecidual que medem a dosagem de anticorpos. Além destes, podem ser realizadas provas de absorção intestinal de açúcar e gordura que avaliam a absorção da D.Xilose e a dosagem de gordura nas fezes. Entretanto, somente após a biópsia do intestino delgado (BID) é que existe a confirmação da doença.

Exames

  1. Anticorpos Anti-Transglutaminase IgG, IgM e IgA – A Transglutaminase tecidual (tTG) tem sido identificada com o principal auto-antígeno na doença celíaca. A tTG pertence a diversas famílias de enzimas dependentes de cálcio que catalisam a formação de proteínas. A tTG se encontra amplamente distribuída nos órgãos humanos, estando associada com fibras que revestem a musculatura lisa e as céluas endoteliais. A tTG tem participação no mecanismo da matrix extra-celular e reparação tecidual, sendo que as gliadinas do trigo podem atuar como substrato para a reação da transglutaminase. Em casos de injúria tecidual, como a que ocorre na mucosa intestinal de pacientes com doença celíaca não tratada, os níveis de tTG se elevam. Os anticorpos IgA anti-transglutaminase são marcadores altamente especificos para a doença celíaca e dermatite herpetiforme.

  2. Anti-Endomíso (EMA) IgA – Altamente específico (100%, sendo o teste de preferência para o “screening” de Doença Celíaca. O teste ELISA apresenta maior sensibilidade do que o por imunofluorescência.

  3. Anticorpos Anti-Gliadina (AGA) IgG e IgA – O teste IgC é sensível, mas pouco específico, enquanto o IgA é específico, mas pouco sensível.Quando usados em conjunto possuem especificidade de 80% e sensibilidade de 95%.

  4. Anticorpos Anti-Reticulina – Aproximadamente 60% dos pacientes com doença celíaca possuem positividade para este anticorpo.

E obviamente, em caso de doença celíaca, A DIETA DEVE SER TOTALMENTE ISENTA DE GLÚTEN!

Mas devo ou não cortar o glúten na dieta se tenho apenas o Hashimoto?

Resumidamente, ainda não existem dados suficientes pra falarmos com precisão de que uma dieta sem glúten pode prevenir doenças autoimunes, mas é válido mencionar que já há alguns trabalhos que dizem que MESMO SEM A DOENÇA CELÍACA, os pacientes com HASHIMOTO podem se beneficiar de uma dieta POBRE EM GLÚTEN, ESPECIALMENTE se o controle da doença não está sendo bem controlado.

Sabemos que doença autoimune, mas falamos em REMISSÃO, e a dieta tem papel fundamental nisso. Não esqueçam de que um intestino HIPERpermeável, em disbiose, é facilmente mais inflamado com uma alimentação ruim e com alimentos potencialmente inflamatórios, como frituras, açucares, álcool e fast foods. E infelizmente, o glúten (principalmente o glúten do trigo) é um componente de mais difícil digestão, e nesses casos (de disbiose e em pacientes autoimunes), pode sim impactar na melhora do quadro como um todo.

Esse post não substitui uma consulta personalizada, ok? Se você tem Hashimoto, tenha certeza se você tem ou não a doença celíaca tb. Procure realizar esses exames conversando com seu médico.

E se você já vem comendo muito glúten na dieta (e na vida), é apenas uma sugestão que você diminua e perceba se sente alguma melhora, ok?

Coma algo saudável pela gente!

#doençacelíaca #hipotireoidismo #TIREOIDITEDEHASHIMOTO

5 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sopa de abobrinha, inhame e couve

Ingredientes: - 2 unidades médias de abobrinha - 1 inhame médio ou 2 pequenos cozidos e sem casca - 1 colher de sob de azeite de oliva - 3 folhas grandes de couve sem o talo couve - 1 talo de alho por

ALMÔNDEGAS RECHEADAS E EMPANADAS COM SEMENTES⁣

⁣ Ingredientes massa:⁣ ⁣500g de carne moída de patinho⁣ 1 cebola pequena bem picada⁣ 3 dentes de alho amassados⁣ 1 ovo⁣ 3 colheres de sopa de farelo de aveia⁣ 2 colheres de sopa de azeite⁣ 2 colheres