Buscar

Tomate na prevenção do câncer

O tomate possui um alto teor de compostos antioxidantes, como o licopeno, o β-caroteno, a luteína e zeaxantina, que, em conjunto, são responsáveis pelas diferentes tonalidades de tomate. É um dos alimentos mais consumidos pela população e está na base da dieta mediterrânea.

A maioria das publicações sobre o tomate são focadas no papel protetor em relação ao câncer de próstata, isso porque é a maior fonte de licopeno, um carotenoide antioxidante com potenciais propriedades anticancerígenas que incluem inibição, indução de apoptose e supressão da diferenciação de células tumorais. Além disso, o licopeno pode suprimir a neoangiogênese no tumor por regular o fator de crescimento vascular endotelial.

Contudo, um estudo realizado na Itália e publicado no Journal of Cellular Physiology, mostrou que os efeitos anticâncer do tomate não são atribuídos apenas ao licopeno. Os pesquisadores avaliaram a capacidade antitumoral e antioxidante de dois extratos de tomate das variedades de San Marzano e Corbarino, típicas do país. A escolha pelo extrato se deu pela semelhança à forma de consumo humano. Por não terem avaliado o licopeno unicamente e, sim, o extrato de tomate integral, ressaltaram o valor do fruto em sua integralidade, com todos os seus compostos agindo sinergia, e não isoladamente.

Os resultados ainda são preliminares (in vitro), mas apontam para um potencial efeito protetor do tomate contra o câncer gástrico. Além disso, os tomates em sua forma in natura, comparados a suplementos de ativos isolados, são relativamente baratos, acessíveis e fáceis de serem adicionados na dieta habitual, podendo, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, serem aliados na prevenção e na estratégia de apoio junto a terapias convencionais.

De modo geral é importante manter uma alimentação adequada, rica em frutas e vegetais, não só como forma de prevenção, mas também como suporte ao tratamento médico. É importante que haja variedade alimentar respeitando a individualidade bioquímica de cada indivíduo, pois um alimento isoladamente não é capaz de recuperar ou promover o estado de saúde, sendo necessária a sinergia entre os nutrientes provenientes de vários alimentos para atingirmos resultados positivos na nossa saúde.

Para aprender a fazer um molho de tomate caseiro, veja o vídeo abaixo.


#câncer #tomate

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Sopa de abobrinha, inhame e couve

Ingredientes: - 2 unidades médias de abobrinha - 1 inhame médio ou 2 pequenos cozidos e sem casca - 1 colher de sob de azeite de oliva - 3 folhas grandes de couve sem o talo couve - 1 talo de alho por

ALMÔNDEGAS RECHEADAS E EMPANADAS COM SEMENTES⁣

⁣ Ingredientes massa:⁣ ⁣500g de carne moída de patinho⁣ 1 cebola pequena bem picada⁣ 3 dentes de alho amassados⁣ 1 ovo⁣ 3 colheres de sopa de farelo de aveia⁣ 2 colheres de sopa de azeite⁣ 2 colheres