Buscar

Você tem nódulo na tireoide? Siga esses 3 passos

Atualizado: Jun 22

Ainda não muito claro na Ciência o porquê as pessoas desenvolvem nódulos benignos na tireoide, porém, já existem trabalhos associando a RESISTÊNCIA A INSULINA (e o diabetes propriamente dito) como possível causa disso.

Voltando um pouco, vamos entender o que é RESISTÊNCIA A INSULINA:

A resistência insulínica é uma situação onde há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina. Para simplificar, em uma pessoa sem resistência insulínica, é como se uma molécula de insulina tivesse a capacidade de colocar uma molécula de glicose dentro da célula, porém, na pessoa com resistência, fosse necessário duas ou mais moléculas de insulina para realizar o mesmo trabalho. No organismo, a conta não é bem esta, mas a perda de funcionamento de insulina ocorre de forma bem semelhante quando esta resistência aparece.

Vamos aos 3 passos que eu julgo importante em quem tem nódulos na tireóide:

1.Reveja sua dieta e estilo de vida

Anda comendo muito carboidrato refinado, como doces, refrigerantes? Pois bem, organize melhor suas refeições e evite grandes volumes e comece já diminuindo o consumo de açúcares, como aquele que você possa estar usando pra adoçar o café!

A inatividade física também propicia à ganho de peso e de gordura, e claro, aumenta processo inflamatório e leva à pior controle de glicemia e insulina plasmática. Se você ainda não se exercita, não tem como esperar mais. Se quer evitar doenças (e dar suporte ao tratamento da já existente), FAÇA ATIVIDADE FÍSICA. Consulte sempre um profissional de educação física para te orientar

2.Faça exames de sangue

Eu particularmente gosto de solicitar a curva glicêmica e insulinêmica de 2 horas. Dados de glicemia e insulina de jejum mostram apenas se o cliente é diabético ou não, mas a melhor maneira de avaliar se o paciente está passando por uma resistência à insulina, nada melhor do que a curva e o da Hemoglobina glicada (Hb glicada).

Já atendi muitos pacientes com resistência à insulina e que não sabiam pois nunca tinha sido avaliado adequadamente. Isso é muito complicado pois uma resistência à insulina não diagnostica e NÃO TRATADA, aumenta (e muito) o risco do desenvolvimento de diabetes em até 5 anos.

3.Corrija disbiose e suplemente nutrientes se necessário (e sempre sob orientação profissional)

O intestino tem papel chave em absolutamente tudo. Para saúde da tireoide, para controle do balanço glicemia-insulinemia, para controlar o processo inflamatório e até a compulsão alimentar.

Converse com seu nutricionista a possibilidade de, por 20 dias, diminui drasticamente o consumo de açúcar, de trigo, de leite e seus derivados, soja e amendoim, um dos alimentos mais alergênicos e que, caso venha consumindo bastante, isso pode estar sendo a lenha que está colocando na figueira.

E lembre-se de tomar bastante água ao longo do dia e mastigar muito bem os alimentos.

Nos exames que vai realizar, não esqueça de pedir ao médico:

Iodo urinário de 24h

Zinco sérico

B12 sérica

Ferritina

Hemograma

25-OH-vitamina D3

Cortisol urinário de 24h ou cortisol salivar

Homocisteína

Sem dúvida são exames que precisam ser avaliados e que ajudam a detectar deficiências que precisam ser corrigidas com dieta e/ou suplementos, e que tem impacto direto em sua tireoide e no corpo todo.

Veja com seu médico a frequência e que se tem que realizar o ultrassom de tireoide para acompanhar o nódulo (ou nódulos) e se eles vem crescendo, mas mantenha firma às mudanças e descarte a resistência à insulina através de exame. Se você tem a resistência à insulina e/ou diabetes tipo 2 propriamente dito, siga o tratamento certinho proposto pelo seu nutri e medico, e tenha em mente que esses nódulos podem diminuir ou até sumir!

E se nada mudar, saiba que ainda não pé consenso na literatura, mas a deficiência de iodo e a predominância estrogênica no corpo PODEM ser também um dos gatilhos para o aparecimento de nódulos na tireóide.

#hipertireoidismo #hipotireoidismo #nódulonatireoide #tireoide

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo