top of page

Ciclo das sementes para regulação hormonal

A menstruação é um sinal importante que nos ajuda a reconhecer o bem-estar do corpo. E quanto mais as mulheres se dispõem a falar sobre seus ciclos, mais conhecimento têm de si mesmas, principalmente de suas individualidades. O ciclo das sementes, é um protocolo de regulação hormonal natural, baseado no ciclo menstrual da mulher, que diz muito sobre nossa saúde, ao perceber como seu corpo funciona durante seu ciclo menstrual, você começa a entender mais sobre você, e torna esse período mais harmonioso.


O ciclo menstrual determina nossas oscilações hormonais e influencia

muito na forma como nos sentimos.


Basicamente, o corpo se prepara todo mês para uma gestação. E toda essa dança hormonal, e os fatores que a influenciam, que determina nossa saúde. Somos mulheres de fases. Um ciclo menstrual regular não é, necessariamente, o de 28 dias, mas sim aquele que tem um padrão de comportamento. Ou seja, você pode ter ciclos com mais ou menos dias. Ciclos irregulares são aqueles onde não há padrão; a mulher experimenta, a cada mês, dias diferentes de ciclo. Entendendo a dança hormonal


O primeiro dia do ciclo começa no primeiro dia da menstruação.

O hormônio que conduz essa primeira fase se chama ESTROGÊNIO.


O corpo começa a produzir estrógeno. Ele é quem vai ativar o mecanismo da serotonina (relacionada ao bem-estar, ao prazer), age no metabolismo dos carboidratos, e está ligado à saúde da pele e dos cabelos. Nesta fase a mulher começa a se sentir mais bonita, com o cabelo mais brilhante, sua personalidade é mais expansiva e falante. Você vai se sentir mais lubrificada, viçosa, hidratada.


No seu útero, o estrógeno vai atuar estimulando o crescimento do teci-

do que o reveste, o endométrio.


Este processo, de aumento de estrógeno, se inicia alguns dias após

a sua menstruação ter finalizado e evolui progressivamente até o seu

ápice, quando você provavelmente se sente no seu momento mais lubrificada do ciclo.


Todo esse período, da menstruação até o seu ápice de produção de estrógeno, chamamos de fase folicular. Essa primeira fase do seu ciclo pode durar de 8 a 21 dias, em ciclos equilibrados. Quando estrogênio chega no seu pico máximo, ocorre a ovulação, neste momento seu útero está com seu tecido desenvolvido. Se você ovulou, como o esperado, o óvulo seguiu

O revestimento do óvulo, o corpo lúteo, passa a ser responsável por produzir progesterona, o outro hormônio importante para nós mulheres.


Quando o corpo lúteo acaba, os níveis de progesterona caem. Sem progesterona, o endométrio não tem o que o sustente e cai, promovendo a menstruação!


Nosso hormônios tem ações sistêmicas em nosso corpo, eles não atuam apenas em nosso sistema reprodutivo mas em todo nosso corpo, e é por este motivo que nós mulheres apresentamos sintomas tão diferentes no período pré menstrual.


No período pré menstrual você se sente:

Deprimida, irritada Tem insônia Inchada

Com mais fome, tem dores de cabeça

Sua pele enche de acne


Seus ciclos são irregulares ? menstrua a cada 2 semanas ou fica 2 meses sem menstruar

Está tendo dificuldade em engravidar

Apresenta fluxos intensos ou dolorosos


Regule seus hormônios de forma natural

Alimentação adequada é um caminho que pode ajudar muito. Enquanto menstruamos ou estamos na etapa de altos níveis de estrógeno, precisamos de fontes de carboidratos saudáveis. Feijão, grão de bico, arroz, batata, banana, tâmara… A restrição excessiva desse macronutriente impacta, a longo prazo, no metabolismo do hormônio. A desregulação está associada a quadros depressivos, especialmente em mulheres que praticam atividade física em grande intensidade e quantidade.

Por outro lado, na fase da progesterona, metabolizamos melhor gorduras. Momento propício para investir em abacate, açaí, coco e oleaginosas. Também é importante recorrer a fontes de vitamina C, como acerola, limão, laranja. Neste momento que entra o CICLO DAS SEMENTES., um protocolo natural de regulação hormonal.

As sementes companheiras Abóbora, linhaça, girassol e gergelim.

Essas são as sementes capazes regular de forma natural os ciclos da mulher, tornando-os emocionalmente mais leves e, ainda, facilitar o trabalho natural do organismo. Na primeira fase, usaremos as sementes de abóbora, rica em zinco, e da linhaça, cheia de ômega três. A semente de abóbora deve ser torrada para melhor absorção dos nutrientes. Já a semente de linhaça, deve ser triturada – e, então, você pode usar como farinha, para preparar pães, bolos, panquecas, ou misturar no suco. A recomendação é de uma colher de sopa de cada uma delas por dia. As sementes de girassol e de gergelim entram na segunda fase (do 14º dia em diante). Vamos aproveitar as vitaminas B5 e B6, além do cálcio que elas contêm, o que impedirá a queda brusca dos hormônios – quando isso acontece, provoca aquela expressiva oscilação de humor. É aconselhável torrar o girassol também.

Completados os 28 dias, inicia-se o processo novamente.


Você pode incluir as sementes em shakes, sucos, saladas, panquecas, além de várias receitas. Os benefícios do chamado ciclo das sementes ultrapassam os nutrientes citados: elas possuem fitohormônios, componentes das plantas que simulam os nossos hormônios. Por isso, são úteis em casos de endometriose, menopausa, acne hormonal, ovários policísticos e infertilidade. Vale lembrar que essa é uma estratégia com ótimos resultados, desde que aliada à uma alimentação saudável e balanceada, à prática de exercícios e ao cuidado com a saúde emocional. Dependendo do caso, outros protocolos devem ser utilizados.

bottom of page