top of page

Benefícios do uso da Melatonina e estímulo do sono em mulheres com SOP

Já é bem relatado na literatura alterações nos níveis de melatonina em mulheres com síndrome dos ovários policísticos e essas alterações podem agravar o resultado metabólico da SOP. Alguns efeitos da suplementação com melatonina em mulheres com SOP: Redução dos níveis de estrogênio; Redução do tempo para engravidar;

Aumento dos níveis de progesterona;

Melhora da maturação dos folículos; Aumento de oócitos maduros; Redução dos níveis de AMH; ciclos menstruais mais regulares; Ação anti-inflamatória

Doses ideais :1 a 3mg/dia. Lembrando que devemos sempre estimular a síntese de melatonina em nosso organismo e para isso não podemos deixar faltar fontes ou suplementação, quando necessária de vitamina B6, ácido fólico, zinco, magnésio, complexo B, ômega 3, probióticos, L-teanina, ferro e vitamina D. O ferro tem efeito complexo na função dopaminérgica. É cofator da tirosina hidroxilase. A regulação pelo sistema DA desempenha um papel importante na regulação do sono, incluindo a modulação da qualidade, quantidade e tempo do sono REM.

Suco de cereja X Sono O suco de cereja modula a vida da quirunenina. A quirunenina é um metabólito do aminoácido L-triptofano usado na produção de niacina, quando inibimos essa via prevenimos alterações comportamentais e prevenimos estresse oxidativo no cérebro. O suco de cereja ainda reduz os níveis de pge-2, uma protaglandina inflamatória.

Devido a esses dois mecanismos o suco de cereja pode melhorar a qualidade do sono, pois aumenta a disponibilidade de triptofano, reduz a inflamação e pode ser parcialmente responsável pela melhora da insônia.

Alguns fitoterápicos que ajudam na regulação do sono:

Valeriana Passiflora Camomila Whitania somnifera (ashwagandha) Crocus sativus Vitex agnus castus (120 a 300mg) Ziziphus spinosa (utilizada na medicina tradicional chinesa, é uma das ervas mais comuns para acalmar a mente e reduz a insônia. Ela atua nas vias gabaérgicas. O Gaba é o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central, atuando exatamente onde os medicamentos benzodiazepínicos atuam, induzindo assim o sono. não deve ser usada para quem esta em tratamento para engravidar. O extrato seco (10:1) pode ser usado até 600mcg ou na form de decocção. Aromaterapia: óleo essencial de lavanda: 5 gotas diluída em 20ml de agua no difusor.

bottom of page