top of page

Salpicão Saudável

Para dias de festa, para dias de marmita e uma opção prática para ter na geladeira em dias de preguiça, o salpicão é sempre uma opção bem vinda. E uma boa oportunidade para mudar aquele frango do dia a dia.

Ingredientes: 1 peito de frango inteiro com pele e osso 2 potes de iogurte natural 2 dentes de alho 3 talos de salsão 1 cenoura 1 cebola 1/3 de xícara (chá) de uva passa branca sem semente (opcional) Suco de 1 limão  3 colheres de sopa de azeite extra virgem 2 maçãs pequenas

Sal à gosto

Modo de Preparo: Em uma panela grande ou panela de pressão, coloque o peito de frango com osso e pele, acrescente um talo de salsão, metade da cenoura, a cebola cortada ao meio e os dentes de alho. Tempere com curry e sal.

Se você for fazer na panela de pressão, acrescente água somente até cobrir o frango, tampe, leve ao fogo alto e quando começar a chiar, conte 15 minutos, desligue e espere a pressão sair para abrir a panela. Se for na panela normal, coloque mais água, tampe e leve ao fogo alto. Deve demorar cerca de 45 minutos e fique de olho para a água não secar, se precisar, acrescente água quente aos poucos. É importante que sobre caldo no final para utilizarmos na receita.Depois de pronto, transfira o frango para uma tigela e reserve o caldo. Elimine a pele e o osso do frango e desfie com a ajuda de dois garfos ou com a mão. Tente desfiar bem fininho, quanto mais fininho, mais saboroso ficará o Salpicão .Neste momento, peneire o caldo do frango e separe um pouco para hidratar as uvas passas.

Em uma outra tigela, coloque o iogurte natural, o suco do limão, 3 colheres de sopa de azeite, curry e sal. Misture bem. Corte as maçãs em cubos pequenos e acrescente ao molho que preparamos na etapa anterior. Corte os outros dois talos de salsão, rale a metade da cenoura que sobrou e pique finamente a salsinha. Junte o molho, o salsão, a cenoura, as uvas passas e a salsinha ao frango desfiado e misture bem. Prove e corrija os temperos, se necessário.  É melhor que essa receita seja preparada no dia anterior, pois os sabores ficam mais acentuados e equilibrados.

bottom of page